É inegável: as redes sociais são extensões muito importantes do seu negócio. Com o crescente número de usuários da internet, fica ainda mais evidente a importância de um bom gerenciamento de redes sociais.

O gerenciamento de redes sociais engloba ações para otimizar a utilização das mídias, que vão desde a produção do conteúdo, passando pelas publicações, até o monitoramento dos resultados.

Para início de conversa, é preciso destacar que o foco do gerenciamento de redes sociais, e de um bom planejamento de mídias, deve estar no conteúdo que o público deseja consumir e, obviamente, na linguagem que será utilizada.

Assim, é necessário que as empresas tenham não apenas um gerenciamento de redes sociais, mas que o mesmo seja eficaz e atue como instrumento para atingir os resultados desejados.

Conheça, a seguir, porquê é tão importante um gerenciamento eficiente.

Saiba porquê você deve realizar o gerenciamento de redes sociais

As redes sociais se tornaram um dos principais acessos para que as pessoas conheçam melhor o trabalho de uma empresa, sendo uma das principais ferramentas de comunicação com o público.

Um bom gerenciamento de redes sociais requer muita pesquisa, buscando entender qual é o público da empresa e a forma pela qual esta deve interagir com os clientes em determinado canal de comunicação.

Um perfil comercial ativo nas redes sociais eleva o nome da marca. Pelo fácil acesso e pela constante renovação, é possível a interação entre potenciais clientes e a página.

O gerenciamento de redes sociais é uma via de mão-dupla.

O diálogo é interessante tanto para as marcas, que atingem o público-alvo, quanto para os consumidores, que têm interação rápida.

A organização dos canais facilita o contato com quem ainda nem conhece sua empresa. Essa gestão permite que os posts apareçam em buscas da internet, através de palavras-chave e funis de venda.

Cientes de que o gerenciamento de redes sociais deixa a marca mais preparada para atender às demandas do público, é hora de sabermos por onde começar essa gestão.

Como montar um gerenciamento de redes sociais?

Antes de tudo, é preciso identificar em quais mídias seu público está presente. Com essa informação, você terá mais segurança para escolher em quais redes sua empresa deve estar presente.

Você deve planejar as melhores estratégias para alcançar esse público-alvo. Como as redes são diferentes, é necessário um estudo profundo, tanto sobre as peculiaridades de cada uma quanto sobre o consumidor.

Vale testar e analisar cada plataforma e, através do monitoramento e da métrica, observar quais estão trazendo um retorno mais satisfatório. É importante para corrigir erros e repensar as ações.

3 elementos do gerenciamento de redes sociais para ficar atento

Depois de saber, com certeza, e não com base em achismos, em qual (ou quais) mídia o seu público está presente, o primeiro passo é desenvolver uma estratégia sólida para ajudar a alcançar as metas.

Para tal, é essencial conhecer bem o público-alvo para, depois, conseguir entender suas demandas.

Através de estudo, é possível traçar o tipo de conteúdo que os seguidores mais gostam. É preciso desenvolver os assuntos de forma criativa, respeitando os limites de cada rede social.

Alguns fatores devem ser levados em conta para otimizar esse gerenciamento de redes sociais. Veja a seguir quais são eles:

  1. Linguagem

A linguagem utilizada para atingir o público é de extrema importância. Nós não escrevemos no LinkedIn da mesma forma que publicamos no Twitter, não é mesmo?

Além da adaptação à determinada rede social, o gerenciamento de redes sociais deve indicar qual a melhor maneira de atingir os usuários, com imagens, vídeos, gifs ou textos mais simples.

Logo, quanto mais você conhecer o seu público, mais você saberá como agir diante dele e, também, qual é a melhor forma de comunicação.

  1. Conteúdo relevante

Mesmo que sua marca seja voltada para venda de produtos, não é interessante postar somente sobre sua mercadoria. Alguns assuntos pertinentes podem ser abordados.

O material oferece informações importantes ou interessantes para o público? O usuário tem respondido bem a esse formato? O conteúdo é atual? Está alinhado a minha área de atuação?

Se pelo menos uma das respostas for sim, é sinal de que o conteúdo é interessante para ser publicado.

Além disso, o ideal é manter atualizado um calendário de publicações para que tenha uma frequência nas postagens.

Essa regularidade ajuda até mesmo a entender como as pessoas interagem com sua marca, assim, você tem mais conhecimento sobre o que é de fato relevante para o seu público.

3. Geração de leads

Leads são seguidores que comentam e curtem o seu perfil. Traçando seus perfis, é possível entender melhor que tipo de interação os clientes querem com a marca.

Procure incentivar as pessoas a assinarem seu conteúdo. Além de aproximar a empresa dos usuários, a prática aumenta a credibilidade da marca.

Depois de todas essas etapas, é necessário que você monitore os resultados. Isso ajudará a identificar problemas e pontos fracos.

Assim, você pode melhorar os moldes para a próxima campanha. Veja algumas ferramentas que auxiliam o monitoramento de redes sociais:

Ferramentas para monitoramento

Como vimos anteriormente, o monitoramento é essencial para um bom gerenciamento de redes sociais. Além de medir numericamente, é importante ficar atento às reações do público.

É preciso acompanhar comentários, avaliações do produto e menções da empresa. Esse monitoramento deve ser feito quantitativa e qualitativamente para, então, medir sua efetividade e, depois, poder fazer ajustes dinamicamente.

Para mensurar os dados, defina o que deve ser prioridade. Pode ser o número de curtidas nos posts, quantos seguidores tem a página ou quantos cliques teve um link.

O ideal é que exista um profissional que se dedique à leitura e às respostas dos consumidores na página. Dessa forma, é possível perceber não só quantas são as críticas ou elogios, mas também quais são.

Separamos algumas ferramentas que facilitam o monitoramento das redes:

  • Hubspot: através dessa plataforma, é possível obter relatórios de desempenho. Isso permite que você rastreie quais postagens e canais geram maiores vendas, além de saber quais geram maior engajamento;
  • Buffer: permite agendar e gerenciar os posts de todas as mídias sociais. Você pode personalizar cada postagem e a plataforma irá compartilhar o conteúdo nos melhores horários ao longo do dia. Ela também rastreia links indicando os conteúdos mais atrativos;
  • Social Mention: com ele, você consegue descobrir quais as menções de uma determinada marca em certo período de tempo. É eficiente para descobrir o que o público está falando sobre a empresa e descobrir quem são as pessoas que fazem os comentários;
  • BuzzSumo: é uma ferramenta online que filtra os conteúdos por temas específicos. Ela ajuda a economizar tempo na busca pelo conteúdo mais compartilhado na internet sobre determinado assunto.

Agora que você já sabe o porquê é tão importante e como começar a fazer seu gerenciamento de redes sociais, coloque a mão na massa! Entre em contato com a gente.